terça-feira, 22 de novembro de 2011

" Hipertexto"

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Em sua produção o aluno se refere a conhecimentos antes apreendidos, mantendo uma relação sempre linear com o texto.

"Olimpida da tabuada"

Olimpia da tabuada pode ser usada de maneira competitiva, trabalhando em duplas, despertando no aluno o interesse e aprendizagem da tabuada sem a velha decoreba, agilidade no calculo mental, que é o nosso grande desafio.
Clique no link abaixo, em seguda em Tabuada.
Olimpiada da matematica 

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Após uma navegação na internet e a leitura do poema "Navegação à  Deriva" de Marcos Vinícios Quiroga.
Navegar à deriva trouxe-lhes algum ganho? Quais foram?
O poema de Marcos Vinícius chama a atenção para os ganhos que pode ter quem se permite algum vagar quando enfrenta o que é novo. Qual é a sugestão que fica?
 


  Ao navegar deparei-me com várias maneiras de se apresentar um assunto. O conceito buscado foi apresentado de diversas formas: através de figuras, vídeos, gráficos, sendo possível fazer um apanhado geral e formar uma única ideia. Os links facilitou-me muito na compreensão do assunto pesquisado. 
Porém aprender é um trabalho duro que pode ou não ser facilitado pelo uso dessas novas tecnologia.
A sugestão que fica é que o professor reflita sua pratica pedogogica.
E aprender é sempre adquirir uma força para outras vitórias na sucessão interminável da vida.
O professor tem de sentir que ganha, e muito, ao abondonar seus antigos métodos em sala de aula e passar a usar de forma criativa e provocadora as novas tecnologias.